Apri meets Curry Cabral

Na passada 6ªF, 12 de Maio, a nova direcção da APRI iniciou as acções formativas científicas presenciais em radiologia de intervenção. Não poderia ter começado de melhor forma! Tivemos 39 inscrições com médicos provenientes de todo o país, incluindo Algarve, Lisboa, Coimbra, Porto, Gaia, Viana de Castelo, Vila Real e Braga. Sob o tema APRI meets Curry Cabral, a APRI arrancou com estas iniciativas de formação científica e convívio inter-pares, aproximando toda a comunidade médica e despertando o conhecimento para a importância dos tratamentos minimamente invasivos realizados por radiologia de intervenção. Estas iniciativas irão decorrer todos os anos numa periodicidade de 1 a 3 eventos. Estes eventos serão realizados em Hospitais, em coordenação com as unidades de radiologia de intervenção locais, com o intuito de promover e estimular a actividade nos diferentes centros do país.

Este primeiro evento foi organizado em parceria com a unidade de radiologia de intervençãoe o centro hépato-bilio-pancreático e de transplantação do Hospital Curry Cabral, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC). O tópico abordado foi a hipertensão portal e a realização de TIPS (transjugular intrahepatic portosystemic shunt), um procedimento de radiologia de intervenção realizado em coordenação com a hepatologia, cirurgia hepática e unidade de transplantação hepato-biliar. A primeira sessão foi teórica, com a duração de duas horas, em que hepatologistas, cirurgiões, médicos da unidade de transplante hepato-biliar e radiologistas partilharam os seus conhecimentos na abordagem clínica dos doentes com hipertensão portal e na realização do TIPS como forma de tratamento ou ponte para o transplante hepático. Em seguida foram transmitidos 2 casos de TIPS no tratamento de doentes com hipertensão portal. A sessão foi encerrada com um almoço de convívio, onde radiologistas de intervenção de todo o país poderam conviver e socializar. A direcção da APRI espera que este tenha sido um início de acções formativas presenciais promissor e que o nível técnico e científico (e, já agora, gastronómico!) se mantenha sempre elevado. Para quem não pode estar presente neste evento, ficam algumas fotos do mesmo e um convite para o nosso congresso nacional de radiologia de intervenção a realizar no último trimestre deste ano. Aproveitamos, ainda, para divulgar as próximas actividades da APRI na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) a 15/3/2024 dedicada a radiologia de intervenção na urgência e no Centro Hospitalar do Algarve a 7 de Junho de 2024 dedicada à intervenção músculo-esquelética.

Mantenham-se atentos e a par, em prol de uma radiologia de intervenção nacional unida e coesa, de forma a providenciar mais e melhores cuidados de saúde em Portugal!

Com o apoio:

Publicado

em